segunda-feira, 3 de outubro de 2016



O Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares Tecnologia e Sociedade participou neste ano do ESOCITE/2016, de 25 a 28 de agosto, e teve o artigo completo publicado nos Anais do evento.


TECNOLOGIA SOCIAL: balizas para repensar ensino pesquisa e extensão
JACINSKI, Edson [et al.]


Resumo: Este artigo, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares Tecnologia e Sociedade (GPEI/UTFPR Câmpus Ponta Grossa), pretende aprofundar alguns aspectos conceituais e metodológicos da Tecnologia Social (TS) enquanto possibilidade de desenvolver ações que possam redefinir atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Científica e Tecnológica. Um primeiro aspecto a ressaltar é que a TS demanda repensar a inovação científica e tecnológica em termos que busquem superar concepções deterministas, neutras e lineares das relações entre Tecnologia e Sociedade. Nesse sentido, a TS se diferencia das Tecnologias convencionais seja pelo seu compromisso com a transformação social e também pela sua articulação com relações econômicas pautadas pela inclusão social, sustentabilidade e democracia sociotécnica. Tais parâmetros exigem enfrentar desafios teóricos e metodológicos que possibilitem: a interação e participação dos atores envolvidos (comunidade acadêmica, movimentos sociais, grupos sociais locais) na construçã0 das tecnologias sociais; trabalho coletivo interdisciplinar; indissociabilidade das relações ensino pesquisa e extensão; resgate da função social da Universidade em termos inclusivos, sustentáveis e dialógicos; inclusão social articulada com cidadania sociotécnica e economia solidária. As ações de ensino, pesquisa e extensão do GPEI têm se efetivado a partir da inserção e atuação do grupo no contexto da UTFPR.
Palavras-chave: Tecnologia Social; ensino pesquisa extensão


Para conhecer o artigo completo, acesse o link abaixo:



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