PROJETOS DE PESQUISA


ESTUDO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Projeto de Pesquisa do  GPEI

Objetivo geral
Investigar a metodologia da interação/diálogo interdisciplinar, tendo em vista o caráter recente desta, e sua inserção ainda incipiente na pesquisa científica de modo a contextualizar, problematizar e aprimorar a questão tecnológica, sua manifestação material e imaterial como elemento da junção do diálogo interdisciplinar, no âmbito da UTFPR e suas relações com a comunidade externa.
Objetivos específicos
Aprimorar a pesquisa no âmbito da relação tecnologia e interdisciplinaridade;
 Realizar pesquisas nas áreas de interesse - meio ambiente, lixo tecnológico e sociedade; políticas públicas; educação tecnológica, tecnologia educacional e social no campo das ciências; linguagens e tecnologia; tecnologia e inclusão social; tecnologia e ensino de ciências; tecnologia social;
 Propiciar atividades de iniciação científica;
 Propor ações de intervenção social a partir das pesquisas realizadas;
 Elaborar material científico de orientação pedagógica;
 Estabelecer parcerias com a comunidade externa – movimentos sociais, universidades, cooperativas, escolas.



"TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO DE CIÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE: REALIDADE E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PONTA GROSSA"

PESQUISADORA: NATALIA DE LIMA BUENO

OBJETIVOS:


Geral:

Investigar a relação do ensino de Ciências Naturais e o uso das Novas tecnologias na educação de modo a contribuir com a produção de conteúdo para software educacional e material pedagógico digital - impresso, a formação de professores numa abordagem histórico-crítica e interdisciplinar para as últimas séries do ensino fundamental.


Específicos: 
· Coletar informações das ferramentas tecnológicas, softwares educacionais utilizados no ensino de ciências nas escolas públicas nas últimas séries do ensino fundamental;
· Analisar, a partir de uma perspectiva histórico-critica e libertadora, os conteúdos dos softwares educacionais e do material pedagógico impresso e digital no ensino de ciências naturais dos últimos anos do ensino fundamental;
· Relacionar o conteúdo dos softwares educacionais e material pedagógico impresso e digital à realidade concreta das escolas públicas de ensino fundamental;
· Propor conteúdo para software educacional e material pedagógico digital, a partir de uma perspectiva histórico-critica e libertadora como projeto-piloto;
· Auxiliar as práticas pedagógicas nas escolas públicas voltadas à interdisciplinaridade e uma contextualização histórico-crítica para o ensino de ciências naturais no uso das Novas tecnologias a partir do software educacional e livro didático;
· Propor metodologias a formação de professores no uso da tecnologia educacional e numa abordagem pedagógica crítica e interdisciplinar.

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